Começou a circular principalmente em grupos de WhatsApp, uma mensagem dizendo que na próxima terça-feira, dia 7 de abril, os caminhoneiros entrarão em greve. Um áudio vem sendo compartilhado e nele um suposto caminhoneiro ameaça uma paralisação da categoria em todo Brasil, apesar da pandemia causada pelo novo coronavírus.
O portal UOL conversou com as principais lideranças da categoria e esta paralisação foi negada. Os líderes disseram que estas gravações são falsas e que há falas pontuais e dispersas, mas a grande maioria dos caminhoneiros não são a favor de uma greve agora, o que complicaria ainda mais o país.
Nos áudios que estão sendo compartilhados, os supostos caminhoneiros ameaçam iniciar uma greve na terça-feira (7), não entregando mais as mercadorias aos supermercados, o que causaria um caos em todo Brasil.
“Avisa aos seus familiares, vai faltar coisa na sua prateleira“, ameaça um homem em um dos áudios compartilhados em vários grupos.
O motivo desta suposta greve seria o fato da categoria discordar das medidas de isolamento social por causa da pandemia e então tentariam pressionar as autoridades para que liberassem todos os trabalhadores para que retomassem ao trabalho imediatamente.
Uma outra gravação diz que o único jeito de resolver as coisas é com a paralisação dos caminhoneiros, assim passariam a ter o devido valor.
Mas as associações de caminhoneiros e lideranças autônomas de diferentes regiões negaram tudo e afirmaram que a classe não se ausentaria em um momento tão complicado como este.