Estudos apontam que todo mundo sonha, mesmo sem lembranças no dia seguinte. As exceções são de algumas pessoas diagnosticadas com distúrbios psicológicos extremos. A partir desse fato, existem coisas extraordinários sobre os sonhos, que os tornam ainda mais importantes para o bom funcionamento da mente e do corpo humanos. Saiba mais!
Cerca de 90% do sonho é esquecido
As pesquisas sobre o sonho contabilizam que metade do que acontece é esquecido com apenas cinco minutos acordado. Em 10 min, 90% já deixou de ser uma recordação da noite. Apenas em pesadelos marcantes é possível que a pessoa lembre dos detalhes do que ‘viveu’ durante a noite por um período mais longo.
Cegos sonham
Quem não tem visão sonha sim. Existem dois principais casos. As pessoas que ficam cegas depois do nascimento podem ver imagens durante a noite, e completam as lacunas com a imaginação.
As pessoas que nascem cegas têm sonhos envolvendo seus outros sentidos, como audição, olfato, tato e suas emoções.
Sonhos previnem psicose
Sonhar é fundamental para a saúde mental. Em uma pesquisa sobre o sono, estudantes foram acordados no início de cada sonho e logo depois puderam dormir suas oito horas de sono; como resultado, todos sentiram dificuldades de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose após três dias.
Na sequência do estudo, eles dormiram sem interrupções, e seus cérebros compensaram o tempo perdido aumentando muito o percentual de sono. Os sintomas resultantes das noites mal dormidas sumiram após pouco tempo.
Nem todos sonham em cores
Um dado curioso: cerca de 12% das pessoas sonha exclusivamente em preto e branco. E muitas delas têm uma visão normal. Não há estudos que comprovem impacto diferente em um sonho relacionado a violência ou morte para a pessoa que sonha em cores ou para as que sonham em preto e branco.
Sonhos comuns
Muitas pessoas têm sonhos parecidos. Entre os mais comuns são situações relacionadas à escola, ser perseguido, tentar correr e não sair do lugar, cair, estar atrasado, uma pessoa viva atualmente estar morta, dentes caindo, voar e/ou sofrer algum cidade.
Não é possível sonhar com o desconhecido
Os sonhos não são invenções e costumam ser resultado do que foi vivido durante o dia. Mesmo repletos de pessoas estranhas e situações inusitadas, o fato é que a mente retoema rostos reais de pessoas que você viu durante a sua vida, mas pode não se recordar. O restante, pode colocar na conta da imaginação, mas sempre baseada na realidade.