Não se lembra onde machucou? Saiba como isso pode acontecer e como evitar

Hematomas podem surgir sem que a pessoa note onde machucou; isso acontece com você?

PUBLICIDADE

Para muitas pessoas, principalmente com a pele clara, é quase rotina encontrar uma mancha roxa na pele e não fazer a menor ideia de como o hematoma surgiu. Então um grupo de cientista estudou esse fenômeno e explica que isso acontece, por conta uma característica específica da dor.

Conclusão: a dor está na cabeça. Por isso, alguns hematomas podem se formar sem que a pessoa perceba a pancada, se estiver distraída o bastante para não notar a dor. Afinal, a sensação de dor varia muito de uma pessoa para outra.

A dor acontece como uma forma de autoproteção. Quando o corpo passa por alguma agressão, mensagens vindas do local machucado são enviadas ao cérebro. Mas, como o sistema é muito inteligente, antes que o cérebro envie sinais que causam a percepção da dor, ele ‘faz uma pergunta’ para o organismo: ‘Essa situação é realmente perigosa?’.

É a partir desse processo que a sensação e a percepção da dor acontece, e depende da resposta dada pelo cérebro. Se a situação foi realmente perigosa, o resultado será de muita dor. Mas se o cérebro entender que não precisa se preocupar com a agressão, a pessoa pode sentir nenhuma dor.

Casos em que a pessoa está extremamente ocupada, apressada ou distraída, o cérebro tem mais tendência a ignorar o machucado. Então o organismo reage à agressão sem alertar o indivíduo. Normalmente, o corpo forma o hematoma, mas a mente não registra o momento do impacto, já que não há dor que motive esse registro.

Para evitar, tente não fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Foco ajuda na precisão dos movimentos e na concentração. Mas, se descobrir um roxo em sua pele e não se lembrar como aconteceu, não se preocupe: você é completamente normal.