O jovem Bem McMahon ficou em coma por uma semana depois de sofrer um grave acidente de carro. O rapaz australiano, que fala chinês fluentemente, contou em uma entrevista para a BBC que se lembra somente de estar tomando café em sua cama, e nada mais além disso.
Só que, quando acordou do seu coma, ele surpreendeu e assustou até os médicos. O rapaz acordou falando chinês perfeitamente, sem conseguir falar mais nada de sua língua materna, que é o inglês. Mesmo pegando os médicos de surpresa, há uma explicação para tudo isso.
O local do cérebro em que fica desenvolvidas as capacidades de aprender as línguas ainda é um mistério científico, só que se acredita que fica no lóbulo frontal, no hemisfério esquerdo, que é associado à linguagem, conhecida como Broca.
Quando há lesões por alguns acidentes ou doenças, áreas diferentes assumem as funções de outras, que acontece a síndrome do idioma estrangeiro, que é quando a pessoa fala sua língua materna com um sotaque diferente. Os doutores que o atenderam desconfiam que essa foi a área atingida de Ben.
“Ainda estamos investigando o motivo desse fenômeno, em que uma pessoa fala uma língua diferente depois de sofrer uma lesão na cabeça ou derrame cerebral. No caso de Ben, a área que armazena a língua materna estava mais afetada do que a que é usada para aprender outro idioma”, disse Yvonne Wren que é especialista em linguagem.
Como curiosidade ainda acontecem outros casos mundo a fora, como de um croata que acordou falando alemão há 10 anos. Assim como o jovem, ele aprendeu o idioma na escola, mas nunca falou de forma fluente. Já Michael Batwright acordou de coma falando sueco.