Médicos estariam sendo pressionados para atestar mortes como suspeita de Covid-19

O Ministério Público do Ceará irá investigar as denúncias que foram feitas para tentar descobrir o que houve.

PUBLICIDADE

No Ceará, o Ministério Público informou que as denúncias de que alguns médicos estão sendo pressionados para atestarem óbitos como suspeita de Covid-19 serão investigadas.

Os profissionais da área de saúde estariam atestando suspeita da doença causada pelo novo coronavírus mesmo sem ter sido realizados exames precisos.

O Ministério Público do Ceará já entrou em contato com o sindicato da categoria para solicitar os contatos de todos os médicos que estariam sofrendo pressão, e também pediu maiores informações sobre as denúncias que foram feitas à Secretaria de Saúde do estado e também para o Cremec – Conselho Regional de Medicina do Ceará.

De acordo com o MP, se mais algum médico estiver sofrendo esse tipo de pressão poderá enviar as denúncias de forma sigilosa para o e-mail covid19.denuncia@mpce.mp.br. Também tem o telefone da promotoria, que é (85) 3252-3092 que está recebendo as denúncias de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14 horas.

Covid-19 avança pelo estado

Até neste domingo (17), o Ceará apresentou 1.642 mortes por Covid-19, sendo que mais de 24 mil pessoas estão infectadas pelo novo coronavírus. Só em Fortaleza já são 1.174 óbitos decorrentes da doença e 15.371 casos confirmados.

A quantidade de leitos das UTIs no Ceará está em 89,6%, enquanto o número de infectados continua aumentando a cada dia. A situação mais preocupante é em Fortaleza, onde quase 20 hospitais estão com 100% dos leitos ocupados.

As autoridades estão implementando medidas mais rigorosas para manterem o isolamento social, pois é preciso reduzir o número de infectados nos próximos dias para que seja possível atender os pacientes em estado grave.