Em entrevista, Renata Lo Prete acaba com Bolsonaro durante o Jornal da Globo

Apresentadora do Jornal da Globo levou ao ar entrevista com infectologista que abriu o jogo sobre a Cloroquina.

PUBLICIDADE

No Jornal da Globo desta quarta-feira (20), a jornalista Renata Lo Prete entrevistou o infectologista Clóvis Arns da Cunha. O especialista falou sobre a mudança de protocolo do Ministério da Saúde para ampliar a recomendação de cloroquina no tratamento a paciente que estejam com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A entrevista foi gravada pouco antes de o Jornal da Globo ir ao ar. Logo na primeira pergunta, Renata Lo Prete fez o profissional expor algumas verdades sobre o medicamento liberado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O que de mais importante os brasileiros precisam saber sobre a cloroquina?”, perguntou a jornalista.

“O mais importante Renata é que neste momento, hoje, dia 20 de maio, infelizmente os estudos clínicos mostraram que nem a cloroquina nem a hidroxicloroquina foram eficazes para o tratamento clínico da Covid-19”, afirmou o infectologista, que ainda citou que pode haver efeitos colaterais.

O doutor Clóvis Arns da Cunha disse também que os médicos tem autonomia para não prescrever o remédio recomendado pelo Ministério da Saúde. O infectologista disse que a Sociedade Brasileira de Infectologia não recomenda a prescrição da cloroquina para pacientes com Covid-19.

O médico também alertou para o risco de doenças cardíacas causadas pelo efeito colateral do uso da cloroquina e hidroxicloroquina. O Brasil registra mais de 18 mil mortes em decorrência da Covid-19 e ainda não há remédio ou vacina que sejam eficazes contra o vírus que se disseminou a partir da China e atingiu praticamente todos os países do mundo.