Nesta terça-feira (26), o Ministério da Saúde informou que o número de mortes registradas nas últimas 24 horas em decorrência do novo coronavírus foi de 1.039, sendo que 16.324 novos casos foram registrados em todo Brasil.
O Brasil agora já superou até a média diária de mortes por Covid-19 nos Estados Unidos e está entre os países mais afetados pela pandemia.
Nas últimas 24 horas, o país norte-americano registrou 592 mortes nas últimas 24 horas, conforme informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças.
No Brasil já são 391.222 casos confirmados e 24.512 mortes por causa da Covid-19, mas há 208.117 casos em acompanhamentos, além de milhares de óbitos suspeitos que estão aguardando resultado dos exames.
Eduardo Macário, secretário-substituto de Vigilância em Saúde, disse que o Brasil vem tentando reduzir a baixa notificação de casos da doença.
E a situação no Brasil pode piorar ainda mais, pois segundo o Instituto para Métricas de Saúde e Avaliação, que é ligado à Universidade de Washington, nos Estados Unidos, os óbitos por aqui até o início de agosto deverão passar dos 125 mil.
“O Brasil deve seguir o exemplo de Wuhan, na China, e o da Itália, Espanha e Nova York e impor ordens e medidas para tomar controle de uma epidemia que está crescendo rapidamente, e reduzir a transmissão do coronavírus“, informou o diretor do Instituto.
Por isso os especialistas continuam pedindo à população que fique dentro de casa e saia apenas quando for realmente necessário, mesmo assim é preciso evitar aglomerações, usar máscaras e manter as mãos sempre longe do rosto.