A GloboNews promoveu um debate sobre racismo apenas com a participação de jornalistas brancos e foi duramente criticamente por isso. Nesta quarta-feira (3), a emissora mudou e colocou apenas jornalistas negros para debaterem o racismo. “A pauta é protesto antirracista”, anunciava o gerador de caracteres na tela.
O debate foi intermediado pelo jornalista Heraldo Pereira. Apresentadora do Jornal Hoje, da Rede Globo, Maju Coutinho foi uma das participantes do Em Pauta especial. O discursos de Maju viralizaram nas redes sociais e chamaram a atenção de muita gente.
“Todos estamos na Globo e eu acho que uma coisa fundamental é a gente acabar com o discurso da meritocracia. Porque é um discurso muito cruel”, afirmou Maju, que continuou explicando que lutou para chegar onde está, mas que teve oportunidades que nem todos os negros têm.
Maju Coutinho chutando a bunda da meritocracia no #EmPauta da GloboNews, e alertando para a necessidade da diversidade dentro das empresas! Maravilhoso!#VidasNegrasImportam #BlackLivesMatter pic.twitter.com/69lPK6lAzg
— MIDCast | Podcast de Política (@podcastmid) June 4, 2020
No fim do Em Pauta, Maju Coutinho comemorou o momento histórico na tela da GloboNews, mas afirmou “que nós negras e negros não fiquemos numa segunda escravidão”, afirmou. “Não quero ser chamada só para entrevista que fale sobre a questão do negro“, desabafou a apresentadora. Os discursos de Maju na Globo News foram bastante elogiados nas redes sociais.
“…que nós negras e negros não fiquemos numa segunda escravidão, que só falar sobre esse tema…” pic.twitter.com/aXAdiODAoi
— Influência Negra (@influencianegr) June 4, 2020
O debate na GloboNews ocorre em meio às manifestações antirracistas que ocorrem nos Estados Unidos, desde a semana passada, após a morte de George Floyd. O homem negro foi morto asfixiado por um policial branco. Floyd havia tentado fazer comprar usando uma nota falsa. O policial se ajoelhou sobre o pescoço do homem negro. “Não consigo respirar”, dizia George Floyd.