Quem não se lembra do episódio do Chaves, “Um astro cai na vila”, em que surge Hector Bonilla pedindo um macaco hidráulico para arrumar seu carro e acaba deixando Dona Florinda, Clotilde e Chiquinha apaixonadas.
Muita gente pensava se tratar de um personagem, mas Hector é ator e atuou como ele mesmo nesse episódio. Na época ele tinha feito muito sucesso na novela Viviana, de 1978, e sua atuação na vila veio bem a calhar.
No episódio, ele passa o tempo todo tentando obter o macaco, mas Girafales fica com ciúmes por Florinda estar encantada com o ator, enquanto Seu Madruga só pensa em ganhar dinheiro emprestando o macaco.
O ator é um dos mais conhecidos no México e já gravou mais de 30 novelas e filmes, inclusive o sucesso de 2010, Entre o Amor e o Desejo, que é um remake mexicano da novela brasileira de Gilberto Braga, Louco Amor, originalmente protagonizado por Fábio Junior e Bruna Lombardi.
Além de ator, Hector também é diretor de TV e já dirigiu cinco novelas, sendo a mais recente chamada Inesperadamente Tú, de 2017. Em entrevista ao UOL, o ator disse amar a cultura brasileira e afirmou que ouve música brasileira com frequência, sobretudo samba e canções do cantor Caetano Veloso.
Hector trabalhou ao lado da atriz Barbara Mori, a Rubi, no filme Trientona, Soltera y Fantástica, que foi protagonizado e produzido por ela e 2016. No mesmo ano protagonizou o filme Un Padre no Tan Padre, ao lado de Jacqueline Bracamontes e Sergio Mori Mayer, filho de Barbara Mori.
Hector também esbanjou elogios ao país e disse querer viajar para o Brasil. Afirmou que acha divertido quando os fãs brasileiros o encontram na rua e o reconhecem pela participação no Chaves, salientando que somente no Brasil existe isso. Vale lembrar que o Brasil é o país de maior sucesso do Chaves depois do México, sendo exibido desde 79 até os dias atuais na tela do SBT, e em algumas emissoras pagas. O Multishow comprou o direito de exibição da série em 2018.