Nesta terça-feira, 23 de junho, o México viu em seu território um forte terremoto. Segundo as primeiras informações, o terremoto que atingiu a Costa do país teria chegado a 7,4 graus na chamada Escala Richter. O governo dos Estados Unidos, após confirmar o terremoto, emitiu ainda um alerta de tsunami para uma região da América Central, que contempla alguns países.
A possível tsunami poderia atingir, além do México, países como Honduras, Guatemala e El Salvador. O epicentro do terremoto teria ocorrido no chamado estado de Oaxaca, mas pôde der sentido até mesmo na capital. De acordo com informações de O Globo, pelo menos uma pessoa teria morrido em Oaxaca em virtude dos fortes tremores.
O Centro de Alerta e Tsunami do Pacífico dos Estados Unidos confirmou que ondas gigantes podem atingir a América. Essas ondas poderiam ultrapassar a altura de três metros. O órgão explicou que podem ser várias ondas seguidas e que não necessariamente a primeira é maior. Além disso, essas ondas conseguiriam ser capazes de ter um espaçamento entre elas de uma hora ou mais.
“A onda inicial pode não ser a maior. O perigo pode permanecer por muitas horas ou mais após a onda inicial”, disse o órgão. Veja abaixo um vídeo que mostra parte de uma praia do México com as águas do mar retrocedendo. Segundo a mídia local, as águas teriam recusado de quinze a vinte metros.
Vídeo playas En Huatulco, Oaxaca, el mar retrocede de 15 a 20 metros tras sismo de 7.5. Hay alerta de Tsunami pic.twitter.com/X6TWU8PY3x
— Blog del Narco México (@blogdelnarcomx) June 23, 2020
Nas redes sociais, pessoas que estavam no México compartilharam seus relatos do terremoto. Outras também manifestaram preocupação em relação às possíveis tsunamis.