Quando alguma coisa não está funcionando bem no organismo, o corpo dá alguns sinais de alerta. Muitas pessoas não sabem, mas é importante dar atenção e manter os cuidados das axilas. Essa região do corpo possui grande quantidade de glândulas sudoríparas, e caso não seja bem cuidada pode liberar odor desagradável.
Também é uma área responsável por enviar sinais sobre como anda a saúde do seu organismo, em específico desequilíbrios hormonais ou doenças que comprometam de alguma forma o sistema linfático.
Portanto, fique alerta a alguns sinais que suas axilas dão sobre a sua saúde.
Mau odor
O fato de acumular suor na superfície das axilas, transforma a região em um ambiente perfeito para crescimento bacteriano, podendo provocar odores fortes desagradáveis, mas apesar de ser algo aparentemente comum, quando ocorre de forma resistente e com frequência é um provável problema de tireoide ou mudanças hormonais.
Coceira
Após o processo de depilação é comum que ocorra sensações de coceira nas axilas, mas se ocorrer de forma constante, com manchas vermelhas, pode sinalizar o crescimento de fungos na região.
Dor nas axilas
Caso haja um problema persistente de dores na axila, e uma maior sensibilidade pode ser surgimento de nódulos linfáticos inflamados ou lesões na região. Por isso, procure um médico para que ele possa fazer uma avaliação.
Erupções
O corpo humano é propenso a crescimento de fungos e pequenas erupções que podem surgir na pele. Como o local é um ambiente úmido e quente acaba se tornando mais propenso a esse tipo de situação podendo ter sintomas como irritabilidade na pele, coceiras e vermelhidão. Caso apresente estes sinais, procure um médico para fazer o tratamento de forma correta.
Nódulos e inflamações
Semelhante a espinhas, estas inflamações ocorrem quando os folículos obstruem, impedindo o saimento dos pelos para superfície. Se não obtiver o tratamento adequado, pode tornar se uma potencial infecção.