A sensação de dores na cabeça pode ocorrer em virtude de diversos fatores. Atualmente, existem mais de 200 tipos de cefaleias, que são as chamadas dores de cabeça. Segundo um estudo realizado pela sociedade brasileira de cefaleia, cerca de 76% da população feminina e 57% da masculina, tem no mês pelo menos um episódio de dor de cabeça.
Por ser algo comum, socialmente seu tratamento é relatado como algo simples, mas estas dores frequentes podem impactar na vida pessoal, social e corporativa. Então, esse artigo vai elencar possíveis causas destas dores.
Vale ressaltar que dor de cabeça persistente precisa ser investigada. Por isso, caso isso ocorra procure a ajuda de um médico, pois somente o profissional pode diagnosticar e prescrever o tratamento devido.
Sinusite
Atinge as vias nasais, sendo uma condição em que há uma inflamação e congestionamento das áreas respiratórias, podendo ter como sintoma uma grave dor de cabeça. A dor de cabeça característica da sinusite se concentra em ambos os lados do rosto ou pode-se apresentar de forma unilateral.
Cefaleia tensional
Esse tipo causa uma sensação de aperto, peso ou pressão que costuma ficar localizada na parte de trás da cabeça. Não há uma causa de forma única para que ocorra este tipo de dor e a sua intensidade pode variar de leve a moderada
Enxaqueca
Envolvendo metade da cabeça, a enxaqueca pode ocasionar náuseas e vômitos, provando também uma forte sensibilidade a luz. É uma doença neuro vascular, e sua manifestação pode surgir em variados períodos de vida.
Cefaleia em salvas
O termo está ligado a dor de cabeça que é ocasionada por um período de tempo, sua ocorrência normalmente acontece em um dos lados da cabeça e geralmente no fundo dos olhos.