O joanete é uma formação que surge em algumas pessoas causando um desconforto. A condição pode ser ocasionada por excesso de peso que provoca pressão nas articulações. Além disso, outros fatores também podem desencadear o problema, como o uso de sapatos de salto e calçados apertados que podem reduzir a mobilidade dos pés favorecendo o seu surgimento.
Eles são formados fisicamente por um aumento da articulação que se encontra na base do dedão do pé, que e produz um deslocamento do osso ou do tecido da articulação desse local.
Uma das consequências do problema é uma inflamação dolorosa que, caso não for tratada a tempo, pode se converter em um grave problema de saúde.
Sintomas
Visivelmente a identificação dos joanetes acaba sendo simples, pois eles podem ser facilmente vistos nos pés. Mas, pode-se destacar como um dos seus sintomas mais comuns o inchaço e a dor, nódulo que aparece sobre a base do dedão, articulação metatarsofalângica com uma coloração avermelhada.
Causas
A alteração do equilíbrio das forças que são exercidas nas articulações e nos tendões do pé, acabam gerando uma deformação e instabilidade nas articulações. Vários estudos mostram que os joanetes também podem aparecer por fatores hereditários, pela maneira de caminhar e pelo uso de salto alto ou outros tipos de calçados.
Como prevenir o joanete
- Evitar utilizar calçados apertados;
- Evitar saltos altos ou sapatos com que tenham a ponta mais fina, pois acabam apertando os dedos;
- Usar separadores entre os dedos;
- Consumo de vitaminas A e C, cálcio e vitamina D para fortalecer os ossos.;
- Manter um peso equilibrado para evitar a obesidade e dessa maneira sobrecarregar as articulações.