Um verdadeiro exemplo de cumplicidade e amor ao próximo foi dado por um pedreiro na cidade de Curitibanos, no Oeste de Santa Catarina. Indo buscar uma cesta básica na escola da filha, um pedreiro encontrou uma carteira com a quantia de R$ 12 mil, mas contrariando a postura que muitos adotariam neste tipo de situação, ele começou a pensar em formas de devolver para o verdadeiro dono.
A cena do pedreiro José Adilson, de 42 anos, encontrando a carteira foi flagrada por uma câmera de monitoramento de um ferro-velho. Ao abrir a carteira, o homem foi impactado com a grande quantia de dinheiro, e procurou os documentos para saber quem era o proprietário e como poderia encontrá-lo.
Como conhecia as proximidades de onde a carteira foi perdida, o pedreiro acionou seus contatos para chegar até o dono da carteira e devolver tudo que havia encontrado, inclusive com todo o dinheiro dentro.
“Dinheiro toda vida é bem-vindo, mas desse tipo assim, não. Eu sou honesto, trabalhador, não preciso disso. A consciência pesa mais do que qualquer coisa que você fizer”, declarou o pedreiro em entrevista ao NSC.
Buscas
Desesperado com a perda da carteira, o empresário Ivo não notou que o pertence havia caído quando ele descia do caminhão para se deslocar até o ferro-velho. Refazendo o caminho, ele retornou ao estabelecimento, e ao checar as câmeras de segurança, percebeu que a carteira estava nas mãos do pedreiro.
Neste momento, um procurava pelo outro, até que a história teve um desfecho positivo, com tudo devidamente em ordem.
Segundo o empresário, todos os documentos e dinheiro estavam dentro da carteira. O pedreiro, em um primeiro momento, não quis receber a gratificação ofertada pelo homem. Somente depois de muita insistência foi que ele acabou cedendo e foi recompensado pela atitude exemplar, que nos dias atuais se tornam cada vez mais raras.