Kwek Yu Xuan nasceu com menos de 25 semanas de gestação, o que colocou os médicos em alerta, pois era preciso tomar uma série de providências para fazer com que aquele pequeno bebê conseguisse sobreviver.
A menina precisou ficar mais de um ano internada e passou a ser conhecida como a menor bebê prematura do mundo, inclusive, tinha o peso de uma maçã o que dá uma boa ideia do quanto era pequenina e frágil.
Pesando apenas 212 gramas quando nasceu e com 24 centímetros, a bebê recebeu a ajuda dos médicos que não tinham como afirmar se ela sobreviveria, mas não mediram esforços para isso acontecer.
Uma gestação normal dura 40 semanas, por isso todos ficaram preocupados quando Kwek nasceu na 25ª semana, bem antes que era previsto. A criança nasceu em Singapura, mas logo sua história já era conhecida em vários países.
Os médicos na época optaram pelo parto prematuro em decorrência a um diagnóstico de eclâmpsia. Se não tivessem feito o parto, mãe e bebê estariam correndo risco de morrerem.
Mas depois de um período tão longo de internação, Kwek Yu Xuan finalmente recebeu alta hospitalar e foi para casa, onde continuará se cuidando por mais um bom tempo.
'World's smallest baby' who weighed little more than an apple finally leaves hospitalhttps://t.co/C5dbFbridn
— ITV News (@itvnews) August 9, 2021
A menina atualmente está pesando 6,3 quilos e os familiares estão muito felizes. Mas para o bebê chegar a esse patamar, os pais precisaram contar com a ajuda financeira de amigos e desconhecidos. Pessoas do mundo todo ajudaram a arrecadar o valor de R$ 1,4 milhão e assim foi possível cobrir os custos do equipamento que manteve a menina viva.
Yu Xuan weighed just a little more than an apple when she was born and given a small chance of survival.
But after 13 months in hospital, she was finally ready to go home with her parents.
Here she is enjoying some time with her dadhttps://t.co/C5dbFbridn pic.twitter.com/Ij5W3lwocE
— ITV News (@itvnews) August 9, 2021
Kwek venceu a batalha, mas não a guerra. Ela tem uma grave doença pulmonar por isso continuará contando com a ajuda dos aparelhos e dos muitos amigos anônimos que tem hoje em dia.