Quando o corpo demonstra sintomas incomuns, não é difícil nos assustarmos com a possibilidade de estarmos ficando doentes. Muitas vezes, os sintomas aparecem no corpo de uma maneira inesperada e silenciosa.
Uma mancha vermelha no olho, por exemplo, pode acabar surgindo por várias razões: algum produto ou corpo estranho pode ter causado irritação no globo ocular, uma reação alérgica ou até uma doença.
Em caso de persistência de qualquer um destes casos de vermelhidão, o mais indicado é buscar um médico oftalmologista, para determinar com precisão a causa da vermelhidão ocular.
Arranhão no globo ocular
Este problema é muito comum. Ao coçar com muita força ou ao enfrentar um corpo estranho no olho, existe a possibilidade de a conjuntina ter os seus vasos sanguíneos rompidos, o que causa a vermelhidão.
Compressas de água fria e o uso de colírios podem ajudar, mas caso haja dor intensa ou se a mancha vermelha aumentar de tamanho, você precisa procurar um médico para que ele possa avaliar com exatidão o que houve.
Alergias
As alergias são verdadeiros pesadelos para qualquer um. O contato que gera uma reação alérgica pode passar despercebido e o paciente se depara somente com o resultado da reação alérgica. Coceira no olho, lacrimejamento, inchaço na pálpebra, dentre outros sintomas além da mancha vermelha podem ser observados.
Se você teve contato com alguma substância química, poeira, ácaro, mofo, afaste-se do local e em seguida lave os olhos com soro fisiológico, colírio lubrificante ou com antialérgico. Se mesmo assim a reação perdurar, busque um médico, somente um especialista poderá te ajudar a resolver esta questão.
Derrame no olho
A hemorragia subconjuntival é um problema que acontece com muitas pessoas. Esta alteração é observada quando há um vaso sanguíneo rompido na superfície do olho. Isso deixa uma mancha de sangue no olho.
Esfregar os olhos, tossir com muita força, vomitar, realizar esforços ou infecção por conta de cirurgia no olho podem causar este problema. Normalmente a hemorragia subconjunvital não causa danos sérios e é recomendado fazer compressas de água fria. Se o problema perdurar, busque um oftamologista.
Episclerite e Pterígio
A episclerite é um problema que normalmente some entre uma e duas semanas, mas causa sintomas incômodos: mancha vermelha, inchaços e até o surgimento de nódulo. Sua causa não está completamente definida, mas podem surgir com doenças como sífilis, brucelose ou herpes.
Já o pterígio é o crescimento de uma membrana à frente da córnea. Esta membrana contém vasos sanguíneos e tecido de fibra. Sua cor vermelha chama a atenção, assim como a coceira causada. Esta condição pode causar alterações na visão e normalmente tem relação à exposição ao sol ou por genética. Buscar um oftamologista é imprescindível em ambos os casos.