Os cabelos são parte muito importante para a estética das pessoas. Enquanto algumas pessoas têm o costume de fazer cortes estilosos, outros vão mais longe e gastam bastante dinheiro com produtos para embelezar as madeixas, a fim de manter a boa aparência dos cabelos, se livrando das pontas duplas, do frizz e de outras características indesejadas.
Porém, se existe um problema que preocupa, é a queda de cabelo. Que ninguém deseja ter queda de cabelo é fato, mas além da questão estética, isso pode significar que o corpo está enviando uma mensagem de alerta para um problema de saúde.
Problemas no metabolismo
Pesquisadores de uma universidade da Coreia do Sul examinaram o sangue, medida corporal e o couro cabeludo de 1884 pessoas. Destas, 52,6% apresentavam alopecia. Nestas pessoas, existia um nível maior de diabetes, hipertensão, obesidade e alta de triglicerídeos.
Estas doenças causam lesões nos vasos que irrigam o couro cabeludo. Além disso, estes problemas de saúde, principalmente a diabetes, causam inflamação crônica, que compromete a manutenção de fios. Por esta razão é indicado consultar um médico regularmente para identificar possíveis problemas de saúde e evitar complicações futuras.
Anemia
Não é somente a estética que pode ser abalada pela queda de cabelo. Este sintoma também está lidada à deficiência de ferro no sangue. A falta deste nutriente no corpo leva à falta de hemoglobina, a responsável por transportar oxigênio no sangue.
A queda de cabelo é só um detalhe para quem é anêmico, pois a doença pode causar palidez, déficit de oxigênio e cansaço.
Doença crônica nos rins
A calvície é um dos sintomas de que os rins estão deixando de filtrar o sangue corretamente. Além disso, dores de cabeça, cãibra, inchaços são indicativos de que os rins estão precisando de atenção. Porém, é importante frisar que a calvície não é o sintoma mais alarmante deste problema e dificilmente será o principal indício da doença.
Sífilis
Embora não seja um sintoma frequente, a queda de cabelo pode estar ligada à sífilis, pois a bactéria causadora da doença gera feridas nas áreas íntimas, além de gerar manchas na pele e alopecia.
Ovário policístico
Mulheres que têm ovário policístico tendem a ter altas taxas de testosterona, por isso, a queda de cabelo é observada nelas. Mas outros sintomas costumam aparecer antes, como a acne, surgimento de pelos no corpo e falta de regularidade no ciclo menstrual.