Se existe um sintoma muito recorrente nas pessoas, este é a dor de cabeça: este problema pode surgir por conta do estresse, problemas na visão, hipertensão e diversos outros motivos, como o cansaço, por exemplo.
Porém, assim como qualquer outro sintoma, as dores de cabeça não podem ser ignoradas em caso de um surgimento muito excessivo. Se uma pessoa costuma ter dores de cabeça diariamente, por exemplo, isso pode ser um sinal de que há algo errado no corpo e buscar um médico para investigar a possibilidade de existir uma doença é muito importante.
Veja abaixo algumas doenças em que as dores de cabeça são um forte indício de que existe algo errado:
Diabetes
Temida por todos, a diabetes manifesta dores de cabeça nos pacientes por conta do controle inadequado da glicose.
Caso ela esteja alta ou baixa, a cefaleia é um sinal enviado pelo corpo.
Caso o diabético esteja com o açúcar muito baixo, a dor é um aviso de que está faltando o principal alimento das células cerebrais. Caso o açúcar esteja muito alto, isso significa que o cérebro está sobrecarregado.
Hipertensão
O outro extremo que gera dor de cabeça é a famosa pressão alta. O motivo da dor de cabeça neste cenário é a dilatação dos vasos do crânio, o que distende as terminações nervosas, gerando a dor.
Além disso, a própria dor de cabeça pode gerar um pico de pressão devido o desconforto. Então, este é um fator que deve ser considerado pelo bem de sua saúde!
Tumor
As dores de cabeça são frequentes em pacientes vítimas de tumores cerebrais. O motivo disso é o aumento da pressão dentro do crânio, o que gera uma cefaleia mais forte ao acordar ou ao baixar a cabeça.
A dor pode aparecer com outro sintoma, como fraqueza em determinado lado do corpo e crise de convulsão. Quem já teve tumor anteriormente precisa ficar alerta, pois o câncer pode gerar metástase.
Acidente Vascular Cerebral
Este quadro é considerado grave, pois hemorragias causadas pela ruptura de aneurismas geram dores de cabeça como um dos principais sintomas.
A doença ainda pode gerar sintomas como sonolência, dificuldade de fala ou motora. Buscar um médico é sempre importante para ser possível chegar num diagnóstico correto o quanto antes.