Pare de lavar o arroz antes de cozinhar; especialistas explicam

Estudo explica o motivo de que você não precisa lavar o arroz antes de cozinhar.

PUBLICIDADE

Muitas pessoas têm o costume de lavar o arroz antes de cozinhar. Isso se deve ao fato de que, há alguns anos, o processo de beneficiamento do grão não seguia as mesmas normas de higiene que são seguidas hoje.

O beneficiamento de arroz era bem precário há algumas décadas, tanto que o grão poderia apresentar resquícios de casca, sujeira e até restos de insetos. Isso é totalmente diferente do que se vê hoje nas prateleiras dos supermercados. Com máquinas modernas, o grão sai limpo, pronto para preparo e não precisa ser lavado.

Uma cartilha datada da década de 60 explica que o arroz até poderia ser lavado, porém , o processo dissolvia alguns nutrientes do grão. Tais nutrientes são essenciais para a boa saúde do cabelo, da pele e do corpo como um todo.

Um estudo recente comprova realmente o que falava nessa cartilha. Especialistas constataram que o arroz pode reduzir os seus nutrientes de 51 a 79% na quantidade. Isso varia muito da técnica e do tipo de grão utilizado. Esse é um valor considerável, pois restam aproximadamente 20 % dos nutrientes benéficos para a saúde.

É importante ressaltar que esses nutrientes jogados fora são fundamentais para o bom funcionamento da memória, da imunidade e inclusive ajuda a evitar o surgimento do câncer de próstata. Se você tem o costume de lavar o arroz antes do preparo, pode parar. O arroz já vem limpo, polido e pronto para o preparo. Basta refogar, temperar, cozinhar e se deliciar com este que é o grão mais consumido no Brasil. Junto com o feijão, o arroz é o alimento mais presente no prato do brasileiro.