O doodle do Google presta uma homenagem especial neste domingo (19). A gigante de buscas homenageia os 100 anos de Paulo Freire, reconhecido como o Patrono da Educação Brasileira, que atuou principalmente na educação de adultos em áreas de baixa renda de Pernambuco.
O educador ainda pode ser considerado atual em pleno 2021, tanto que ele tem seis ensinamentos fundamentais. O primeiro deles é a importância de compreender a realidade do aluno. “Ele dizia que o professor deveria ser sensível à história de vida dos alunos, resgatando seus sofrimentos, mazelas e cicatrizes. A partir dessa vivência, o conhecimento seria construído”, disse Kleber Aparecido, professor da UnB.
O segundo ensinamento é a educação de adultos. O método de alfabetização que leva o seu nome até hoje, tinha aulas com elementos que partem do dia a dia dos alunos sem alfabetização. Ao invés de usar frases prontas de apostilas padronizadas, ele trocou por palavras do cotidiano do aluno, como “cana” e “enxada”.
A formação de cidadãos críticos é um dos pilares do ensinamento de Paulo Freire. Com esse sistema de ensino o aluno pôde perceber que o que aprende é o fruto do olhar de algumas pessoas. Tendo consciência sobre esse ponto de vista, o aluno consegue enxergar outras perspectivas.
O combate às fake news é o quarto ensinamento tão atual nos dias de hoje. Um aluno educado pelo sistema “freiriano”, tem a capacidade de ler um texto e reagir, pois, seu senso crítico pode questionar tal informação.
O respeito às diferenças é outro item importante neste sistema. Os alunos podem perceber que há diferentes formas e ideias de se pensar. Por fim, o quinto pilar é o empoderamento dos mais pobres. Paulo Freire é um dos maiores defensores de que a educação é para todos: indígenas, surdos, pobres, negros, entre outras minorias, são objetivos de alfabetização do educador.