Lavar o cabelo com água quente é um hábito muito comum, cercado de mitos e dúvidas que atormentam mulheres de todas as idades.
Sim, lavar o cabelo com água quente faz mal e pode danificar a estrutura. Além da perda do brilho, também há outros malefícios que o hábito pode causar nos seus fios.
Não adianta usar apenas bons produtos e achar que seus cabelos estão protegidos. Produtos de qualidade, aliados aos cuidados essenciais, também podem garantir que suas madeixas fiquem saudáveis.
Lavar os cabelos com água quente traz sérias desvantagens
O uso de água quente para lavar os cabelos pode causar, além da perda do brilho, dilatação das cutículas, perda da oleosidade, ressecamento dos fios e até mesmo embaraçamento.
As desvantagens de lavar o cabelo com água quente afeta todo tipo de cabelo, mas mulheres com fios cacheados tendem a sofrer mais danos com a prática.
E não são só os cabelos que podem sentir os efeitos negativos da água quente. A rotina pode causar no couro cabeludo manchas vermelhas, diminuir a capacidade de oleosidade e o surgimento das temidas caspas.
Quem também pratica tintura no cabelo, saiba que a água quente pode acelerar a perda do tingimento e fragiliza os fios.
Então, qual a temperatura ideal para lavar os cabelos?
De acordo com especialistas, a temperatura ideal para lavar os cabelos é algo em torno de 24 graus, ou seja, água considerada morna.
Portanto, ao lavar os cabelos, opte por água fria ou até no máximo na temperatura indicada por especialistas.