Diariamente, nascem centenas de bebês no país, mas um caso extremamente raro aconteceu em uma maternidade de Fortaleza, no Ceará, e deixou todos os médicos boquiabertos. Um bebê que nasceu em janeiro de 2021, apresentou uma característica física muito peculiar. Ele nasceu com uma cauda de 12 centímetros e na extremidade da cauda, havia uma circunferência de carne.
Bebê nasceu com cauda de 12 cm
Em princípio, os médicos ficaram preocupados com a anomalia e vários exames foram feitos para verificar a saúde do pequeno bebê. A equipe médica queria saber do que a cauda era feita e se a remoção dela causaria algum prejuízo ao menino. A preocupação deles se fundamentava no fato de o aparecimento de caudas em recém-nascidos estar, na maioria das vezes, ligado a alguma deformação na medula espinhal.
Essa é a primeira vez que um caso como esse é documentado no Brasil. O artigo científico sobre o acontecimento foi pulicado no Journal of Pediatric Surgery Case Reports, um renomado jornal científico. Isso não quer dizer que outros casos semelhantes não tenham acontecido no país, mas essa foi a primeira documentação feita.
Cauda foi removida com sucesso
Após um criterioso estudo sobre todas as possibilidades que poderiam ser abordadas, analisando cada possível efeito colateral, a cauda foi finalmente removida. A criança passa bem, mas precisará ser acompanhada semestralmente pelos próximos anos.
Os médicos que acompanharam o caso, e publicaram o artigo, disseram que ainda não sabem o que pode ter ocasionado o aparecimento da cauda e que a falta de estudos sobre casos semelhantes fez com que esse processo de cuidados com a saúde desse bebê fosse mais lento e complicado, mas esperam que estudos sobre essas anomalias sejam desenvolvidos.