Uma jovem de apenas 16 anos, moradora da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, passou por uma situação terrível. A adolescente foi resgatada de um sequestro, que ocorreu na última semana. No entanto, ela somente foi salva por ter usado um sinal feito com as mãos, que é muito popular no TikTok.
O sinal popular na rede social é um pedido de socorro e indica que a pessoa está sofrendo violência doméstica. Segundo os agentes da polícia do condado de Laurel, que fica localizado no estado de Kentucky, a moça estava dentro de um Toyota prateado, quando usou o sinal para poder chamar atenção de um motorista de outro veículo.
O motorista viu que era um homem mais velho que dirigia o outro carro e pediu ajuda da polícia, dizendo que a jovem aparentava estar em perigo. Após receber o alerta, a polícia conseguiu localizar o automóvel prateado. Ao parar a Toyota, os agentes conseguiram identificar que a garota havia sido registrada como desaparecida pelos pais na manhã da terça-feira, 2 de novembro.
O homem que sequestrou a jovem foi identificado como James Herbert Brick, de 61 anos. Ele foi preso pelos agentes de imediato. A polícia também achou, no telefone do homem, uma fotografia de uma garota menor de idade em um contexto impróprio.
Como usar o sinal e pedir socorro nesse tipo de situação
O sinal que foi utilizado pela jovem foi criado em 2020 pela Canadian Women’s Foundation – Fundaçao de Mulheres Canadenses. A ideia de criar a simbologia para pedir ajuda aconteceu em virtude do elevado aumento dos casos de violência doméstica no período da pandemia do coronavírus.
O sinal viralizou no TikTok, uma das redes sociais que se tornou sucesso nos últimos tempos. A tradução do gesto é preciso de ajuda, violência em casa e violência domestica. Primeiro levante a mão com a palma voltada para outra pessoa, depois encoste o dedo polegar na palma da mão e por último dobre os dedos sobre o polegar.