Parada cardíaca: o que é, quais os sintomas e como evitar problema que vitimou cantor Maurílio

O artista foi internado nesta semana depois de passar mal e ficar inconsciente.

PUBLICIDADE

Nesta semana, o cantor Maurílio, que faz dupla com Luiza, sofreu três paradas cardíacas. A situação deixou o artista em estado grave em um hospital de Goiânia, onde o famoso segue recebendo os devidos cuidados médicos.

Segundo relatado, Maurílio, que tem 28 anos, passou mal enquanto se apresentava para a gravação de um DVD ao lado de sua companheira de trabalho. O sertanejo foi socorrido às pressas pelos amigos e encaminhado urgentemente para o hospital.

Desde a internação do cantor, muito se falou em parada cardíaca. Mas afinal de contas, do que se trata essa condição que deixou o famoso em estado grave no hospital? A explicação pode ser vista a seguir.

O que é parada cardíaca?

Trata-se de uma condição na qual o coração para totalmente de bater, deixando o indivíduo inconsciente. Neste momento, o sangue não pode ser bombeado para o corpo, considerando que essa é a uma das funções desse órgão importante.

Quem está sofrendo de uma parada cardíaca pode ir à óbito em questão de poucos minutos, o sangue deixa de ser bombeado e, consequentemente, o oxigênio para de ser fornecido ao indivíduo.

Quais os sintomas?

É possível que a pessoa que está sofrendo de uma parada cardíaca não mostre os sintomas. Entretanto, os sinais mais comuns desse quadro são dores fortes na cabeça; dificuldade para falar e respirar; formigamento no braço esquerdo e palpitações.

Como evitar uma parada cardíaca?

O cardiologista Yuri Brasil explica quais atitudes são importantes para evitar que esse problema ocorra: “Evitar o tabagismo, o alcoolismo e sempre incentivar a prática de alguma atividade esportiva para não manter o sedentarismo. Porém, o mais importante é sempre procurar fazer os exames de uma maneira rotineira e, caso se descubra algo precocemente, já tratar“, diz.