Uma boca relativamente saudável é geralmente representada por língua de cor rosada, sem a existência de manchas brancas, vermelhas ou azulada, além da ausência de halitose, o popular mau hálito.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, algumas características apresentadas pela língua podem ser de grande ajuda para identificar precocemente problemas de saúde em um indivíduo.
Por conta disso, é possível estar bastante atento aos sinais que a língua mostra, pois se houver doença à vista, é possível tratá-la o quando antes. Para esclarecer essa questão, separamos algumas características apresentadas por essa parte do corpo e que podem ser sintoma de problema.
1- Manchas brancas
O surgimento de manchas de cor branca na língua pode ocorrer devido à infecção fúngica e geralmente acontece quando a saúde bucal é afetada por remédios ou doenças. Em casos mais graves, pode se tratar de uma condição oral maligna como a chamada leucoplasia, um problema inflamatória que causa ardência e ulcerações.
2- Pelos na língua
A língua pilosa geralmente ocorre em decorrência de má higiene, tabagismo, infecções e reação adversa a alguns medicamentos. Seu tratamento é simples, sendo necessário apenas focar na higiene bucal.
3- Língua preta
Alguns antiácidos podem causar manchas na boca quando se misturam com saliva, mas podem sumir assim que o indivíduo pare de tomar o medicamento. Caso esse sintoma persista, é importante procurar um médico para saber do que se trata.
4-Boca seca
Esse sintoma comum pode indicar a presença do vírus da Covid-19. Junto com ele também pode acontecer a infecção fúngica e perda de paladar, assim como inchaço na boca e úlceras na língua.
5- Dores
As aftas podem provocar dores na língua. Mas caso esse sintoma surge sem nenhuma explicação aparente, é importante procurar um especialista assim que possível.