A discussão sobre o risco que a internet oferece para as crianças é antiga, mas agora se torna muito mais importante, uma vez que os celulares estão presentes no dia a dia da garotada e quase nunca os pais acompanham o que elas estão fazendo nestes aparelhos que abrem um mundo de possibilidades.
O TikTok, por exemplo, é um dos aplicativos de maior sucesso atualmente, sendo amplamente utilizado por adultos, jovens e crianças. Como não há qualquer tipo de censura, é um app que oferece riscos para as crianças e por isso os pais e responsáveis precisam ficar atentos.
Porém, os adultos também precisam tomar cuidado com o TikTok. Segundo uma pesquisa recente, o algoritmo desse aplicativo é feito para prender os usuários. A equipe de engenharia do app em Pequim criou um documento intitulado ‘TikTok Algo 101’, onde revelam algumas informações no mínimo curiosas.
Hilary McQuaide, porta-voz da empresa, já confirmou a autenticidade desse documento e que o mesmo teria sido criado para explicar aos funcionários como é o funcionamento do algoritmo.
Enquanto os usuários se divertem, o algoritmo do TikTok analisa as curtidas, comentários e tudo mais sobre o comportamento da pessoa. Com esses dados, consegue sugerir vídeos que deixarão o app ainda mais interessante.
Para analistas dos Estados Unidos, não há dúvida: o TikTok é uma grande ameaça. Há quem diga que os pais não devem proibir as crianças de usarem o aplicativo, mas acompanharem e conversarem sempre com elas, além de limitar o tempo de uso, como oferecer outras formas de entretenimento.