As baratas são indesejadas em qualquer lugar que aparecem, pois são asquerosas, nojentas e devem ser mesmo mantidas longe de casa, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Esta é uma das maiores pragas urbanas, por isso sempre aparece uma pela casa.
Um detalhe que chama a atenção neste inseto, é que ele sempre morre de perna para cima e muitas pessoas não sabem o motivo. Segundo o biólogo Renan Carrenho, não é sempre que as baratas morrem desta forma, mas isso acontece sim, com grande frequência.
Quando a barata é atingida por um inseticida, por exemplo, ela acaba tombando por causa dos espasmos que sofre devido ao veneno e fica esperneando até morrer. Ela fica com as pernas para cima, porque já não tem mais força para voltar à posição anterior.
As baratas, assim como muitos outros insetos, não têm músculos nas patas e sua respiração é involuntária. Quando elas são atingidas por algum veneno, boa parte de seus músculos acabam contraindo e as patas delas ficam parecendo com ‘molas’, o que faz com que elas acabem tombando e fiquem de costas.
Especialistas descobriram que as baratas estão por aqui desde a época dos dinossauros e um fóssil encontrado desse inseto tem cerca de 200 milhões de anos. Um dos motivos de ter tanta barata no planeta é que basta uma para gerar mais de 800 filhotes.
Uma barata vive até 6 meses, mas neste período acaba deixando muitas outras baratinhas para ocuparem seu lugar.
Outro detalhe importante sobre as baratas é que elas podem transmitir dezenas de doenças, seja por bactérias, fungos ou vírus, por isso devem sempre ser eliminadas das casas e comércios.