Cada pessoa tem uma maneira diferente de relembrar os entes queridos que se foram. Certas formas de lidar com a perda dos parentes amados acabam se tornando um costume para lidar com a tristeza de saber que eles não estão mais entre nós.
A mulher desta história tem emocionado a muitos com sua atitude. Depois de perder o filho tragicamente, ela decidiu homenageá-lo todos os anos fazendo um brinde no local onde o jovem foi vítima da morte.
Cecilia Centurión tem 79 anos e reside na cidade de Assunção, no Paraguai. Em 1999, a mulher foi surpreendida pela triste notícia de que seu filho, Laureano José, que na época tinha 19 anos, falecera em um acidente de carro após bater o mesmo em uma árvore.
“No dia 29 de janeiro ele foi se despedir de mim no terminal. Ele me abraçou e me beijou, disse: ‘Mãe, eu te amo muito ‘. Morreu na companhia do colega da Faculdade“, conta Dona Cecilia, lembrando da época do falecimento.
Desde a morte de Laureano, a paraguaia se habituou à tradição de homenagear o filho. Todos os anos, Cecilia vai até o local onde o rapaz perdeu a vida, geralmente no período de Natal e Ano Novo, e brinda no lugar.
Cecilia também acende velas e reza pelo filho, depois retorna para casa para o jantar com a família. A tradição já dura mais de duas décadas e a mulher não disse se pensa em parar com o hábito algum dia.
Todos nas redondezas já conhecem Cecilia por conta de sua frequência no local da morte do filho. Há quem a incentive até a enfeitar a árvore onde o carro colidiu. Pessoas chegaram a ridicularizar a atitude da mãe, que garante que só quem perdeu um filho entenderá seu ato.