“Pode beber depois da vacina?”. Esta foi a pergunta mais feita por brasileiros que acessaram o Google. A vacinação contra a Covid-19 teve início no dia 17 de janeiro de 2021, há exato um anoe, nesse período, não houve outra pergunta feita tantas vezes quanto a da bebida depois da vacinação.
Os dados foram divulgados pelo G1, após levantamento do Google. A segunda pergunta mais feita no Brasil foi “qual a melhor vacina?”. Em seguida vieram questionamentos como “onde tomar vacina?”, “onde tem vacina?” e “quando vou ser vacinado?”.
Afinal de contas, posso me vacinar e beber?
Quem pesquisou no Google se poderia beber depois de ter tomado a vacina contra a Covid-19 deve ter se deparado com uma resposta positiva. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, a SBIm, não há restrição para consumo de bebida alcoólica após ser vacinado.
Segundo a SBIm, a ingestão moderada de bebida alcoólica não interfere no resultado da vacina no organismo. Mas é preciso ficar a atento a uma coisa: moderação. A ingestão excessiva do álcool faz com o que o organismo fique enfraquecido e isso facilita infecções. Portanto, é possível beber depois de tomar a vacina contra a Covid-19, mas com moderação, respeitando o organismo que está em pleno trabalho de criação de anticorpos para o vírus.
Iniciada em janeiro de 2021, a vacinação já alcançou 68% da população com o ciclo completo de imunização. Nos últimos dias, começou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos em diversas cidades brasileiras. O imunizante liberado pela Anvisa para vacinar este público foi o da Pfizer.