É comum que pessoas trans tenham vontade de passar pelo processo de transição e se tornar quem elas realmente se sentem, embora não seja uma regra. Issa Ismail integra as estatísticas daqueles que decidiram mudar de gênero.
Issa nasceu mulher, foi muito feminina por um tempo, mas na adolescência começou a se identificar com o lado masculino. Ela então começou a consumir testosterona aos 19 anos para modificar seu corpo, adquirindo barba e alterando um rosto mais delicado para feições masculinas.
Depois de um tempo, Issa também retirou os seios. O que parecia ser uma solução, acabou se tornando uma dor de cabeça para Issa. Quatro anos após iniciar seu processo de transição, ela simplesmente começou a ficar deprimida, pois não conseguia mais se ver no corpo de um homem. “Após o terceiro ou quarto ano, foi quando os sentimentos de depressão estavam ficando muito ruins para mim”, disse em entrevista.
Foi então que, seis anos após fazer a transição, Issa decidiu interromper o uso de hormônios masculinos para recuperar seus traços. Também precisou iniciar uma espécie de “destransição”, para voltar a ter a aparência de mulher. Embora os seios não sejam recuperáveis, ela pode usar próteses de silicone, se quiser.
Agora a moça usa as redes sociais para comparar o seu antes e depois e mostrar que pessoas trans devem seguir seu coração, conforme ela mesma diz em publicações e entrevistas. Ela se sente aliviada sem tomar hormônios, bem como com o atual resultado em sua aparência.
Issa admite que nunca mais será tão feminina como foi antes de toda a transição e não comentou se tem vontade de utilizar próteses de silicone para recuperar os seios removidos, mas garante que está feliz do jeito que é possível ser após perceber ser infeliz como homem. O processo de “destransição” de Issa começou em 2021.