As manchas vermelhas na pele das crianças podem ser indício de vários tipos de problema. O sintoma é muito comum em assaduras e alergias relacionadas a alimentos. No entanto, pode estar associado a outras enfermidades de pele ou questões de saúde, como por exemplo: a psoríase, catapora e sarampo.
Para conseguir entender o que está ocorrendo, é extremamente importante buscar a ajuda de um médico especialista. Um dermatologista e um pediatra são os profissionais para poder fazer o diagnóstico correto e passar o tratamento adequado para as crianças.
Esse artigo vai elencar as principais enfermidades que tem as manchas vermelhas na pele como sintoma.
Alergia alimentar
A alergia de alimentos é um mecanismo de defesa do organismo que ocorre quando uma substância provoca sensibilidade. Os sintomas principais são manchas avermelhadas na pele, náuseas, coceira, diarreia e vômito. Os alimentos que tem maior propensão em provocar alergia são: trigo, amendoim e leite de vaca.
Assadura
Essa é uma reação inflamatória do contato da pele do bebê com outro agente. Vale frisar que os pequenos têm uma pele bem sensível. Quando estão com assadura é comum aparecer inchaço, bolinhas, vermelhidão e até mesmo descamação da região.
Brotoeja
É uma condição comum em recém-nascidos, são inchaços pequenos, rodeados em vermelhão em volta da pele. No geral, acomete partes vestidas do corpo, como a região da virilha, axilas e abdômen.
Catapora
É uma enfermidade infecciosa e muito contagiosa. Também conhecida como varicela, a condição provoca pequenas bolhas e pode ser transmitida por meio do contato direto com o líquido das erupções, tosse, espirro ou objetos contaminados.
Dermatite atópica
A condição crônica não é transmissível que deixa a pele inflamada e seca. No geral, surge nos primeiros anos de vida dos pequenos. A causa pode estar associada a alterações funcionais e estruturais da pele, sistema imune e herança genética.
Dermatite de contato
Também chamada de eczema, é uma inflamação que surge quando se tem contato com substâncias que provocam alergia ou irritação. Pode acometer pessoas de qualquer idade, sendo considerado um problema comum.
Vale ressaltar a importância de buscar ajuda médica para o diagnóstico correto. Somente o profissional pode orientar sobre o melhor tratamento.