As pessoas que sofrem com ansiedade costuma viver situações dramáticas ao longo da vida. A condição acaba sendo um desafio difícil de lidar, já que muitos ao redor não conseguem entender e escutam frases do tipo: “não leve as coisas para o lado negativo”, “diminua o ritmo” ou “faça mudanças em sua vida”. Infelizmente, muito não conseguem entender a gravidade da doença.
Apesar de algumas estratégias que podem ser usadas para conseguir lidar com a ansiedade, elas são limitadas apenas ao tratamento dos sintomas, e não à raiz do problema. Por isso, é necessário a procura de um psicólogo que irá ajudar a tratar não os sintomas, mas sim a raiz do seu problema.
Veja abaixo o que não é aconselhável fazer quando se sofre com ansiedade.
Busque não alterar tanto as coisas
Os pensamentos destrutivos acabam provocando consequências negativas nos processos cognitivos. Por isso, é necessário que o indivíduo tenha um exercício diário na tentativa de romper o ciclo dos pensamentos ruins. Práticas de atenção plena podem ser úteis no tratamento da ansiedade como, por exemplo, a realização de esportes e pinturas.
Sofrer por antecipação
O processo de antecipar coisas que ainda não ocorreram é uma das manifestações clássicas da ansiedade. A pessoa desenvolve um sofrimento pelo que ainda não ocorreu e isso a impede de viver de forma plena e receptiva o presente.
Monitorar tudo para tentar controlar a ansiedade
O grande medo de quem já teve um ataque de ansiedade é que a crise aconteça novamente. Em muitas situações esse receio se torna tão grande que acaba se tornando o motivo de novos ataques. Portanto, o excesso de controle pode se tornar prejudicial.
Não deixe de viver
A ansiedade muitas vezes acaba privando a pessoa de viver em muitas situações. A pessoa não deve permitir que as coisas cheguem a esse ponto. Se você sofre com esse problema busque ajuda de um profissional qualificado para ajudar a enfrentar a condição.