Um menino de 9 anos, morador da cidade de Manaus, viajou escondido em um avião do estado do Amazonas até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com informações apuradas pela Polícia Civil, a criança teria pesquisado na internet como poderia entrar escondido no avião, sem que fosse percebido.
Emanuel Marques de Oliveira foi dado como desaparecido na manhã do último sábado (26) depois de fugir de casa. No final do mesmo dia, a mãe descobriu que a criança havia embarcado clandestinamente em um voo da Latam, sem passagem área, documentos e malas.
A criança não possui histórico de violência familiar e, durante os depoimentos prestados à polícia, disse que embarcou no voo pois desejava morar com parentes que residem em São Paulo. Câmeras de vigilância do aeroporto terão as gravações averiguadas a fim de que se descubra como o menino conseguiu passar despercebido.
Em entrevista ao G1, a mãe afirma que nas primeiras horas da manhã a criança aparentava dormir normalmente em seu quarto. Horas depois, porém, veio o desaparecimento. “Acordei às 5h30, fui ao quarto dele, e vi que ele estava dormindo normalmente. Depois mexi um pouco no celular e levantei novamente, já às 7h30, quando percebi que ele não estava mais no quarto e comecei e me desesperar”, relatou.
Por volta das 22h, um funcionário da Latam telefonou para a mãe da criança, informando sobre a descoberta do menino no aeroporto de Guarulhos. Na manhã seguinte, o garoto retornou a Manaus após negociações envolvendo a companhia aérea e o Conselho Tutelar. Agora, a mãe quer saber como o menino conseguiu passar despercebido, sem qualquer tipo de vistoria, sozinho, sem documentos e bilhete de embarque.