Já imaginou passar seis meses com um pedaço de pano dentro do reto? Foi exatamente isso que a dona de casa Franciele Cristina da Silva viveu depois de passar por uma cesárea em uma unidade de saúde de Ribeirão Preto.
A mulher, de 35 anos, havia dado à luz e tudo tinha ocorrido como esperado. Passado o tempo em que ela deveria ficar na maternidade, Franciele teve alta e foi para sua casa sem sentir nada de anormal até este momento.
Entretanto, o marido de Franciele contou que nos dois últimos meses a esposa passou a sentir fortes dores na região abdominal e febre constante. A cesárea havia sido feita no Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto (Mater).
Fabiano Moreira da Cruz, marido da paciente, contou em detalhes sobre a recuperação da esposa após a cirurgia: “Ela se recuperou bem da cesárea, não estava sentindo nada. De uns dois meses para cá ela começou a sentir febre e dores. Ela procurou a maternidade, não fizeram nenhum exame, mas as dores estavam fracas, ela tomava dipirona e passava”.
Franciele sentiu uma parte do pano sair de dentro de seu reto durante as necessidades fisiológicas. A mulher foi á maternidade e a médica que a atendeu tentou retirar o objeto com as mãos sem cirurgia, entretanto não conseguiu realizar o procedimento.
A paciente teve que ser encaminhada para o Hospital das Clínicas, onde passou por uma cirurgia na semana passada depois que uma tomografia mostrou que de fato havia um tecido dentro de Franciele que lhe estava provocando inflamação.
A maternidade onde Franciele foi submetida à cesárea emitiu uma nota afirmando que havia aberto uma sindicância para apurar o ocorrido e que se forem constatadas falhas, tomará as providências.