Em um caso extremamente raro, um bebê nasceu com três braços e metade de coração, além de outras patologias clínicas. A cirurgia para amputar o terceiro membro foi bastante delicada, mas um sucesso. Agora, o membro passará por estudos por uma equipe de pesquisadores da USP.
O menino de um ano mora com os pais em Praia Grande, litoral de São Paulo. Ele nasceu com um terceiro braço, que tem duas mãos, além de outras deformidades, como o lado esquerdo diferente do lado direito. O membro extra tinha sistema nervoso e ossos.
Bebê nasce com três braços
Em um ano e sete meses de vida, o pequeno César já foi submetido a três cirurgias. A mais recente delas, que ocorreu na quarta-feira (23), foi realizada por médicos do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, que atua no Hospital das Clínicas de São Paulo.
A mãe de César, Michelle Aparecida Pereira Fondos, de 38 anos, contou que estava com muito medo do procedimento cirúrgico. Ela explica que demorou mais do que o que estava programado e que ficou desesperada com a demora, perguntando o tempo todo pelo filho.
Bebê passa por cirurgia
Felizmente tudo terminou bem e o medo foi substituído por alívio depois de algumas horas. A recuperação do filho foi bem rápida, tanto que ele teve alta e voltou para casa na mesma semana da operação. Mesmo com o sucesso da operação, a luta do bebê ainda tem um longo caminho, pois ele precisa de outras intervenções, inclusive no coração.
A principal hipótese, segundo a equipe médica que o acompanha, é que aconteceu uma junção de gêmeos. Durante a gravidez, um corpo combateu o outro, sobrando apenas os órgãos de um deles. Michelle só soube das patologias de César após o nascimento.