Vídeo mostra onça-pintada travando batalha com jacaré e perdendo a luta no Pantanal

Imagens gravadas por veterinário nas águas do Pantanal mostram a vida selvagem no melhor exemplo.

PUBLICIDADE

O ataque de uma onça-pintada sobre um jacaré nas águas do Pantanal, no Mato Grosso do Sul, em Porto Jofre, não terminou bem para o felino. A luta entre os dois animais aconteceu no Parque Estadual Encontro das Águas. O réptil se saiu melhor no confronto com o seu característico movimento rotativo.

Quem registrou o vídeo foi o veterinário Jorge Salomão, que estava visitando a região em 2021. Apesar de a filmagem ter sido realizada no ano passado, o vídeo começou a repercutir somente agora nas redes sociais.

O profissional de saúde animal estava desbravando o local conhecendo o ecossistema e monitorando as onças, foi quando foi surpreendido pelo ataque do felino, que domina a região pantanosa, para cima do jacaré.

Bióloga explica ataque de onças

A bióloga Lorena Castilho contou que as onças são habilidosas nas águas, mesmo que sejam felinos. Ela disse que provavelmente o mamífero mergulhou para pegar o jacaré, pois é uma exímia nadadora.

O réptil tem como característica o movimento rotativo como mecanismo de defesa, uma vez que a mobilidade dele é mais limitada, que consegue se livrar dela. Ela acredita que a onça é jovem e que não estava preparada ou forte o suficiente para driblar esse escape do animal.

Ataque faz parte da cadeia alimentar do Pantanal

A população de jacarés aumenta bastante no Pantanal e há poucos os predadores dessa espécie, e a onça é uma delas. É um ataque natural de um predador para a presa, o que mantém a cadeia alimentar“, falou a bióloga em uma entrevista. Ainda de acordo com a bióloga, esse tipo de registro é bom para impulsionar o turismo na região.