Na maioria das vezes, uma mulher só descobre ser infértil quando tenta engravidar. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a idade avançada não é o principal fator que torna uma mulher infértil, pois existem outras causas que podem provocar esse problema reprodutivo. A maioria desses problemas tem tratamento e pode ser revertido.
Ao ter problemas de infertilidade, o tratamento para engravidar precisa ser orientado por um médico especialista. Esse tratamento pode ser realizado com medicamentos, exames de limpeza e até mesmo cirurgias.
Problemas que provocam infertilidade feminina
Ovários policísticos são um problema comum que podem afetar a fertilidade feminina, já que nessa doença a menstruação fica irregular e pode afetar a liberação do óvulo maduro. Geralmente, o tratamento dessa doença é feito através da utilização de remédios com hormônios que estimulam a ovulação e esses remédios têm a função de corrigir o problema e aumentar as chances da mulher engravidar naturalmente.
A menopausa precoce acontece em mulheres que tem menos de 40 anos e mesmo assim não conseguem mais produzir óvulos. Essa doença pode ser causada por alterações genéticas ou mesmo pelo tratamento de quimioterapia, nesses casos é tratado por medicamentos com hormônios para estimular a ovulação. Também é recomendado que a mulher pratique atividade física diariamente e tenha uma alimentação rica em fibras.
Causa da infertilidade
Alterações na tireoide, sendo hipotireoidismo ou hipertireoidismo, acabam fazendo com que os hormônios fiquem desequilibrados no organismo, interferindo o período menstrual e dificultando a gravidez. Nesses casos o tratamento para conseguir engravidar se baseia no uso de medicamentos que regulam a função da tireoide.
A salpingite ou inflamação das trompas impede que uma mulher consiga engravidar, pois, faz com que o óvulo não consiga se encontrar com os espermatozoides de modo a formar o embrião. Essa inflamação pode atingir uma ou as duas trompas e os sintomas desse problema são dor abdominal, dor durante as relações sexuais e sangramentos anormais. Esse problema pode ser tratado através de uma cirurgia que visa desobstruir a trompa afetada, ou pode ser feita através do uso de medicamentos para estimular a ovulação.
A endometriose tem como característica o crescimento do endométrio em lugares fora do útero. Esse problema pode acometer as trompas, os ovários ou intestino. Geralmente, mulheres que possuem a endometriose tem dificuldades para engravidar, mas esse não é o único sintoma que indica o problema, pois a endometriose causa cólica menstrual muito intensa, além de menstruação em excesso e cansaço exorbitante. O tratamento para essa doença é feito por remédios que controlam o avanço da doença, e em casos mais graves, por uma cirurgia que visa corrigir as alterações que aconteceram nos órgãos afetados.