Nos últimos anos, vieram à tona muitos casos de mulheres que só descobriram estarem grávidas poucos dias antes de ganharem o bebê – ou até mesmo na hora do parto. O fenômeno é conhecido como gravidez silenciosa. Mas como ele é possível?
Segundo Carla Delascio, obstetra e ginecologista do Centro de Medicina Integrativa da Maternidade Pro Matre Paulista, uma gestação silenciosa é algo raro, mas acontece mais entre mulheres obesas, atletas ou com alguma irregularidade menstrual.
Já a ginecologista Karen Rocha De Pauw, que também é obstetra e especialista em Reprodução Humana, afirmou em entrevista ao site Universa, do portal UOL, que casos assim também são comuns em mulheres jovens, pela menor consciência sobre o próprio corpo. Ainda, muitas dessas mulheres acabam confundindo os sintomas da gravidez com azia, intolerância à lactose e gastrite. “Tudo por falta dessa sensação corpora“, explicou a ginecologista.
Muitas mulheres que passaram pela gravidez silenciosa afirmam que continuaram menstruando normalmente, e que não observaram ganho de peso e nem barriga. Sobre a menstruação, a ginecologista e obstetra Viviane Monteiro esclarece que muitas mulheres sangram durante a gestação, por diversos fatores, e que esse sangue é confundido com menstruação.
Sobre o mistério da barriga, Carla Delascio afirma que a explicação pode estar no tônus muscular e na genética da mulher. Segundo a especialista, uma musculatura abdominal muito tonificada “não deixa o útero ficar tão saliente“. Já as barrigas maiores, segundo ela, podem estar “relacionadas à fraqueza muscular“.