A novela Pantanal estreou no dia 27 de março de 1990 na extinta TV Manchete e se tornou um dos maiores sucessos da TV brasileira, conseguindo desbancar a toda poderosa Globo.
Audiência: na Manchete, a novela Pantanal era exibida no horário das 21h30 e não demorou muito para superar a concorrência, inclusive a Globo e os altos índices de audiência continuaram por cerca de nove meses. A emissora carioca usou de vários recursos para mudar a situação, mas não foi fácil.
Elenco: a Globo chamou atores e atrizes de grande sucesso para sua novela da noite, mas Pantanal contava com um elenco que conquistou o público. Com Marcos Winter interpretando Jove e Cristiane Oliveira no papel de Juma, a trama da Manchete se tornou implacável.
Reprises: o sucesso de Pantanal foi tão grande que a novela acabou sendo exibida duas vezes pela Manchete e duas pelo SBT, com isso a história acabou ficando cansativa e o público já não se mostrou tão interessado em ver novamente a história de Jove, Juma e os demais personagens.
Bastidores: Glória Pires, Deborah Bloch e Adriana Esteves chegaram a ser cotadas para o papel de Juma, mas no final foi Cristiane Oliveira que interpretou a mocinha. Na Manchete, cerca de 60% das gravações foram realmente feitas no Pantanal, o restante era realizado em um estúdio no Rio de Janeiro.
Remake: o SBT adquiriu as fitas originais da novela Pantanal, mas em 2006 a Globo conseguiu o roteiro com o autor Benedito Ruy Barbosa, o que acabou rendendo um processo, pois o SBT levou a Globo na Justiça. No final a emissora carioca se deu bem e conseguiu o direito de fazer um remake da trama.