Os pais precisam sempre estar atentos aos sinais que o corpo dá que podem indicar algo de errado na saúde. Por esse motivo, é preciso prestar atenção à aparência da boca da criança. Muita gente não sabe, mas alguns problemas podem ser detectados de forma precoce através da língua.
As doenças da infância podem ser manifestadas na língua por meio de deferentes sinais. Portanto, saber como é o órgão em condições normais é extremamente importante para saber se existe alguma coisa errada. A língua tem muitas funções, como sentir gostos, comer e falar. Porém, é também um grande indicador do estado geral da saúde.
Apesar de ser um indicativo de doenças é preciso salientar que nem sempre vai ocorrer alterações quando os pequenos tiveram alguma enfermidade. No entanto, caso aconteça é importante saber reconhecer. Esse artigo vai elencar algumas dessas patologias que causam alteração na aparência da língua.
A língua é um músculo rosado que tem grande mobilidade, sendo essa tonalidade indicação de boa saúde. Se ela fica pálida, branca ou um tom de vermelho intenso pode ser sinal de alguma enfermidade. Veja abaixo doenças infantis mais comuns que podem provocar alteração nesse órgão.
Candidíase
Candida albicans é um fungo que faz parte da flora normal do indivíduo. Quando ocorre algum desiquilíbrio entre esse fungo e as defesas do organismo as defesas se rompem e infectam algumas estruturas. Quando acontece na boca é chamada de candidíase oral ou aftas que provoca desconforto dificultando a alimentação.
Desidratação
A desidratação não é uma enfermidade em si, mas uma condição que acaba resultando na falta de água no corpo. Ela pode ser originada por alguma patologia ou mesmo pela pouca ingestão de líquidos ou perda aumentada dos mesmos. Vale ressaltar que os pequenos estão mais propensos a essa condição que os adultos. A língua fica pálida ou esbranquiçada perdendo a umidade característica do órgão. É preciso buscar ajuda médica com urgência.
Anemia
Essa enfermidade é comum entre as crianças e deixa a língua pálida. Contudo, o mais indicativo nessa patologia é a glossite, que é uma inflamação do órgão aumentando seu tamanho, além de causar vermelhidão e perda de papilas.
Escarlatina
É uma erupção bacteriana que provoca erupção na pele. Geralmente, a condição surge após uma faringite estreptocócica. Na boca, o problema é chamado de língua de morango, pois ela fica inchada e branca. Depois, ela fica avermelhada com protuberâncias.
É importante observar a boquinha do seu filho, pois isso vai permitir que perceba qualquer tipo de sinal em tempo hábil para buscar ajuda médica.