Forma virulenta da meningite: o que é, sintomas e como prevenir doença que tirou vida de atriz

Meningite na forma virulenta tirou a vida de famosa atriz aos 64 anos.

PUBLICIDADE

A forma virulenta da meningite é uma das evoluções mais fáceis de se tratar a doença. O diagnóstico rápido, correto e o tratamento adequando, são fundamentais para a cura. Complicações dessa patologia tirou a vida de uma famosa atriz, aos 64 anos.

A atriz Denise Dowse, faleceu neste último sábado (13) depois de ficar em coma induzido pela forma virulenta da meningite. A artista é conhecida por ter trabalhado em séries de sucesso, como Barrados no Baile e participações em Criminal Minds e Grey’s Anatomy.

Forma virulenta da meningite

A meninge é uma membrana fina que recobre a medula espinhal e o cérebro. A meningite viral, ou seja, sua forma virulenta, é quando ocorre a inflamação dessas membranas por um vírus, sendo este o tipo mais comum e relativamente de fácil cura.

A doença pode ser causada por vírus do sarampo, da herpes-zoster, do HIV, do rotavírus, do enterovírus, do citomegalovírus, da varíola, da rubéola e outros. A transmissão pode ser feita de pessoa a pessoa, por conta disso, o isolamento e a higiene são duas das melhores formas de prevenir o contágio.

Sintomas comuns da meningite viral

Os sintomas mais comuns dessa forma de meningite são: dores de cabeça; dificuldade para encostar o queixo no peito; mal-estar; sensibilidade à luz; vômitos; rigidez na nuca; febre; irritabilidade; náuseas e perda do apetite.

Tratamento da meningite e prevenção

Alguns casos dessa doença não precisam de tratamento, onde o paciente apresenta melhora súbita, mas há casos graves em que precisa de intervenção médica. Uso de medicamentos analgésicos, antipiréticos e soro intravenoso são formas de auxiliar a cura. Nos casos mais sérios, é necessária cirurgia para aliviar a pressão das membranas. A melhor prevenção é o afastamento e isolamento das pessoas infectadas e a vacinação, que é iniciada a partir do primeiro ano de vida.