O mês de outubro foi escolhido para a realização da campanha de conscientização do câncer de mama. As mulheres são as mais acometidas por esse tipo de tumor maligno. No entanto, é importante frisar que apesar de ser considerado raro, ele pode se desenvolver nos homens. Como a enfermidade é menos conhecida entre o grupo, o diagnóstico pode acabar ocorrendo de forma tardia.
Segundo a Sociedade Americana do Câncer, a incidência desse tipo de tumor maligno masculino é de 1 a cada 100 casos de câncer de mama em mulheres. Viviane Rezende de Oliveira, médica da SBCO – DF (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica), explicou que os sintomas da doença no público masculino são similares aos mesmos sinais que acometem o público feminino.
“Por achar que câncer de mama só pode ocorrer em mulheres, os homens, até mesmo os que têm risco aumentado para câncer de mama, não procuraram o médico para investigação e, desta forma, tendem a ter o diagnóstico tardio da doença”, ressaltou a especialista. Portanto, é importante que os homens estejam atentos a alterações nessa região.
Esse artigo vai elencar cinco sintomas que podem estar relacionados ao câncer de mama em homens.
- Caroço indolor ou alteração no tecido da mama;
- Alterações na pele que surgem junto com o nódulo, como enrugamento, inchação, enrugamento e aparência parecido à casca de laranja;
- Mamilo invertida, saída de secreção ou sangue;
- Caroços nas axilas ou mamas;
- Vermelhidão no mamilo.
Fatores de risco
A especialista ressalta que indivíduos com histórico de radiação na parece torácica precisam de uma atenção maior, pois o risco de desenvolver câncer de mama nesse grupo é sete vezes maior. Homens com histórico familiar da doença precisam ficar alertas. Em caso de aparecimento de qualquer alteração na região é importante buscar ajuda de um médico. Somente o profissional da área vai poder avaliar e diagnosticar corretamente.