Dona de todos os cisnes e golfinhos do Reino Unido; algumas das fofocas mais bizarras envolvendo a Rainha Elizabeth II

A monarca guardava consigo algumas peculiaridades em função do cargo ocupado.

PUBLICIDADE

A Rainha Elizabeth II, que faleceu aos 96 anos nesta quinta-feira (08), contava com algumas curiosas regalias em razão do cargo que ocupava na monarquia britânica. Dentre elas estavam a liberação do uso de passaportes internacionais e de carteira de habilitação para a condução de veículos automotores, além da propriedade de espécies inteiras de animais que se encontravam sobre o território do Reino Unido.

Ao contrário de todos os outros membros da família real, Elizabeth II não tinha passaporte. O documento era emitido em seu nome para todos os súditos – portanto, não podia concedê-lo a si própria. Pelas mesmas razões, era a única britânica isenta do porte obrigatório de carteira de habilitação para a condução de veículos automotores.

A rainha também comemorava o aniversário duas vezes por ano. A primeira data era o dia do seu nascimento, 21 de abril, em cerimônia reservada. A segunda comemoração acontecia tradicionalmente no segundo sábado do mês de junho para fugir do mau tempo britânico. A tradição de comemorar os aniversários no verão, ainda que em data diferente do nascimento, é comum entre os monarcas britânicos.

Elizabeth II, como chefe de Estado, não votava – posto que representava uma figura politicamente neutra. Do mesmo modo, não podia ser votada para cargos políticos. Era ela, porém, quem abria as legislaturas do Parlamento e conduzia a posse do primeiro-ministro, figura com quem mantinha contato constante.

Os cisnes que habitam nas águas do país eram todos de Elizabeth II, tradição repetida para todos os monarcas britânicos. A cada ano, os animais passam por uma detalhada contagem no Rio Tâmisa – tradição que acabou virando um símbolo de preservação ambiental nos dias de hoje. Do mesmo modo, os golfinhos, baleias e esturjões também pertenciam à sua majestade.

Em 1976, a rainha foi a primeira monarca a enviar um e-mail. O episódio aconteceu nos primórdios do desenvolvimento da internet durante visita a uma base militar. Depois de 21 anos, a família real lançava o seu primeiro website.

Quem também conta com regalias são as empresas que forneciam produtos à Rainha Elizabeth II – e o farão ao sucessor do trono. Desde água gaseificada até pequenos produtos, tais marcas podem estampar o brasão da família real em seus comércios.