Ter uma boa alimentação é extremamente importante para ter uma vida saudável. Alimentos ricos em muita gordura podem trazer sérios impactos ao organismo. O colesterol alto é um dos problemas de saúde que levam o indivíduo a sofrer consequências graves e em muitos casos a condição está associada a má alimentação.
O índice alto de colesterol no organismo é um dos principais motivos de doenças cardiovasculares. A condição está relacionada com uma dieta desequilibrada rica em gorduras, porém a boa notícia é que existem maneiras de prevenir o problema. De acordo com um novo estudo feito pela Norwich BioScience Institutes, alguns vegetais podem ser excelentes aliados na luta contra a doença.
Comer vegetais ajuda a baixar os níveis de colesterol alto. Uma dica preciosa para combater o problema é acrescentar alimentos ricos em glucorafanina. A substância também ajuda no tratamento de indivíduos que sofrem com obesidade, pois auxilia no processo de desintoxicação do organismo.
O brócolis é um desses alimentos que auxilia nesse processo de diminuir o colesterol alto. De acordo com o estudo que foi realizado, os participantes ingeriram até 500 gramas do vegetal no período de 12 semanas. Os voluntários reduziram em até 6% do nível de colesterol no sangue. Alimentos que fazem parte da mesma família desse legume possuem em sua composição glucorafanina.
Um desses exemplos é a couve-flor, um dos alimentos queridinhos do público adepto a alimentação saudável. Essa substância também atua no organismo regulando o metabolismo. Quando as células estão com excesso de açúcar e gordura no sangue acabam se convertendo em colesterol.
Dessa maneira, a glucorafanina possui um papel importante na redução do processo para normalizar os níveis de colesterol na corrente sanguínea do paciente. Além de manter uma dieta equilibrada, é necessário que o indivíduo busque manter hábitos saudáveis, como ter uma noite de sono tranquila e praticar atividade física regular.