Estudo diz que indivíduos que dormem menos de 5 horas tem maior risco de doenças crônicas; conheça quais

Conheça quais são as doenças que podem acomenter as pessoas que dormem menos de 5 horas diárias.

PUBLICIDADE

Uma pesquisa que foi realizada recentemente mostrou evidências de que pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, que dormem cinco horas ou menos durante a noite, têm um risco maior de desenvolver enfermidades crônicas comparado a indivíduos que dormem mais.

O estudo acompanhou um grupo de aproximadamente 8 mil servidores públicos no Reino Unidos que não apresentavam enfermidades crônicas aos 50 anos. Os indivíduos que tiveram o sono rastreado aos 50 anos (dormindo em torno de cinco horas ou menos), apresentaram maior chance de desenvolver problemas crônicos(30%), comparado aos que dormem ao menos sete horas por noite.

Risco aumenta conforme idade 

Já aqueles com 60 anos, o risco é de 32%, e aos 70 anos, a pessoa tem esse risco aumentado em 40%. As enfermidades de maior chance de desenvolvimento nesses casos são: AVC – Acidente Vascular Cerebral, câncer, diabetes, doença pulmonar obstrutiva, depressão, distúrbios mentais, artrite, Parkinson, doença cardíaca e doença renal crônica.

Outra pesquisa apontou que adultos que não conseguem dormir o período suficiente, aproximadamente de sete a nove horas por noite, possuem maior chance de desenvolver problemas de saúde como pressão alta e obesidade.

Pesquisa possui algumas limitações

Contudo, é importante frisar algumas limitações da pesquisa. A maioria dos participantes eram homens brancos, sendo apenas um terço de mulheres. Os responsáveis pelo estudo também ressaltaram que os funcionários públicos têm uma tendência maior a ser mais saudáveis que a população em geral.

Além disso, os dados da pesquisa foram autorrelatados, ou seja, são considerados menos confiáveis em comparação com o estudo do sono em que os profissionais observam diretamente o indivíduo enquanto dorme.