O prêmio Nikon Small World Photomicrography Competition avalia as melhores imagens microscópicas e é realizada pela fabricante de câmeras fotográficas Nikon. Os competidores enviaram fotos de formigas, escaravelhos, aranhas, moscas e muito mais.
O vencedor da mais recente edição da competição foi a imagem de uma pata embrionária de uma lagartixa gigante, da ilha de Madagascar. Ela teve o registro de Grigorii Timin, com supervisão de Michel Milinkovitch.
Imagens microscópicas
Além da imagem vencedora, que você pode conferir logo abaixo, também foram enviadas imagens em alta resolução de outros insetos, de tecidos, partes do corpo humano, células e até minerais.
Foto de formiga impressionou
Uma das imagens que mais chamou a atenção e viralizou nas redes sociais foi o rosto de uma formiga, registrada por Eugenijus Kavaliauskas.
A foto em primeiro plano de uma aranha-saltadora foi o destaque na categoria de distinção, mostrando todos os detalhes desse inseto que aterroriza muitas pessoas.
A imagem de uma mosca enfrentando um besouro-tigre ficou em décimo lugar e mostra o ataque cruel do predador.
O retrato de um escaravelho-vermelho foi uma das fotos escolhidas como ‘imagem de distinção’ no prêmio de fotografia microscópica realizado pela Nikon.
Um dos destaques da premiação foi a imagem do embrião de um peixe-zebra, ganhando um lugar de destaque como imagem de distinção.
A assustadora foto de um axolote transgênico também esteve selecionado para a mesma categoria que premia as melhores distinções.
O quarto lugar do concurso foi para a foto de uma aranha Pholcus phalangioides, destaque no top 20 do concurso.