TPM ou gravidez: sinais semelhantes confundem muitas mulheres; como diferenciar os sintomas?

Os sintomas podem ser muito parecidos, por isso, no começo, confundem muitas mulheres.

PUBLICIDADE

Dor de cabeça, seios doloridos, retenção de líquido, indisposição e aumento de apetite são sintomas muito conhecidos do público feminino. Quando eles surgem são grandes as possibilidades de se tratar de TPM (tensão pré-menstrual). Ocorre que nem sempre esses sintomas estão necessariamente ligados ao ciclo menstrual que está prestes a iniciar. Muita gente pode não saber, mas eles também são sinais que podem indicar um bebezinho a caminho.

Os sintomas de uma gestação da tensão pré-menstrual são muito semelhantes e podem gerar confusão. Isso pode acontecer principalmente com quem não usa nenhum método contraceptivo. Para poder conseguir distinguir os dois, é importante conhecer o corpo e prestar atenção nos sinais.

“Na fase bem inicial da gestação, antes mesmo do atraso menstrual, os sintomas tendem a ser iguais à TPM. É só depois, durante as primeiras semanas, que os sintomas se diferenciam um pouco”, ressalta o especialista no assunto, o ginecologista obstetra Igor Padovesi. Contudo, essa confusão pode ocorrer no máximo até a sétima semana de gravidez. Para as mulheres que possuem um ciclo irregular é um pouco mais complicado de diferenciar mesmo.

Gravidez causa alterações emocionais e físicas

Essas mudanças surgem nos primeiros três meses de gestação. Afinal de contas, o organismo passa por muitos processos, como o aumento da produção de hormônios. O corpo começa a produzir mais progesterona e tudo isso impacta o emocional e físico da mulher.

Quando acontece a fecundação do óvulo, o organismo inicia a produção do beta HCG, hormônio responsável por avisar ao ovário que ocorreu a gravidez.

Sintomas de TPM X gravidez

É importante ressaltar que esses sinais podem variar de uma mulher para outra, algumas podem acabar ficando mais sensíveis estando atenta às mudanças no corpo. Já outras, por causa da correria e estresse do dia a dia, demoram um pouco mais para perceber as alterações.

Sintomas como retenção de líquido, alterações de humor, sensação de estar mais cansada e seios doloridos podem surgir nos dois casos. No entanto, o grande sinal é o atraso no ciclo menstrual. Em caso de dúvida procure ajuda médica e faça um teste de gravidez.