Para manter uma boa saúde é importante adotar hábitos de vida saudáveis. Ter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, além de praticar atividade física regularmente e ter uma boa noite de sono são dicas preciosas.
Uma alimentação desequilibrada pode causar sérios danos ao organismo, como os níveis de colesterol alto. Portanto, é importante cuidar do colesterol ruim LDL. Para conseguir isso esse artigo vai dar algumas dicas que vão facilitar o processo. Veja abaixo algumas estratégias que vão auxiliar você a melhorar os níveis de colesterol no organismo.
1 – Atividade física regular
Exercícios aeróbicos como natação, corrida, caminhada, hidroginástica ou ciclismo são a melhor opção para diminuir o colesterol ruim no sangue, por isso é recomendável fazê-lo pelo menos 30 minutos por dia, ou pelo menos 3 vezes por semana. Alguma atividade física moderada ou vigorosa.
2 – Alimentos ricos em fitoesteróis e fitoestanóis
Comer alimentos ricos em esteróis e estanóis vegetais pode ajudar a diminuir o chamado colesterol LDL “ruim”. Isso reduz o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto do miocárdio. Os alimentos ricos nesses compostos são os óleos vegetais, nozes e leguminosas, principalmente a soja.
3 – Aumentar a ingestão de fibra
Uma dieta rica em fibras solúveis, como farelo de aveia, cevada e feijão, ajuda a aumentar a eliminação do colesterol nas fezes através dos ácidos biliares e, além disso, quando a fibra é fermentada por bactérias no intestino, produz cadeias de ácidos graxos que inibem os níveis de colesterol no fígado.
4 – Consumir alimentos probióticos
Os probióticos são microrganismos vivos que ocorrem naturalmente no intestino, a partir de fontes como iogurte ou suplementos alimentares. Eles proporcionam diversos benefícios ao organismo, como a melhora do trânsito intestinal e fortalecimento da imunidade.
5 -Beber chá verde regularmente
O chá verde auxilia no processo da regulação dos níveis de colesterol, especialmente o colesterol LDL, pois é a planta possui propriedades antioxidante.
6- Consumir gorduras saudáveis
Alimentos ricos em ômega-3, principalmente peixes gordurosos como cavala, arenque, salmão, atum, truta e os óleos desses peixes, ajudam a diminuir os triglicerídeos. Esses alimentos promovem um aumento no colesterol bom (HDL), que atua como fator de proteção cardiovascular. É recomendado o consumo de peixe pelo menos duas vezes por semana.
7 – Comer mais alho
O alho ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e os níveis de triglicerídeos no sangue, inibindo a oxidação, reduzindo desta forma o risco de aterosclerose. Basta um dente de alho por dia para garantir esses benefícios.
8 – Beber suco de berinjela
O suco de berinjela é um ótimo aliado que atua no organismo ajudando a baixar o colesterol alto, pois contém antioxidantes como nasunina e antocianinas.