Os temperos são importantes na cozinha, pois dão um toque especial ao preparo dos alimentos. Além de deixar a comida muito mais saborosa, os temperos possuem outros benefícios. Por isso, é importante compreender cada um deles. Um dos mais queridinhos é o alho, afinal de contas deixa um sabor incrível no preparo.
O alho faz parte do bulbo da planta e é amplamente utilizado. No entanto, os seus benefícios são muito mais amplos do que apenas dar sabor aos alimentos. Ele pode ser um excelente aliado e melhorar bastante a saúde de quem consome. Isso porque, o alho tem propriedades antifúngicas e ainda é rico em potássio, cálcio, magnésio e outros minerais que auxiliam na nutrição do corpo.
1. Combater vírus, fungos e bactérias
O alho contém um composto de enxofre chamado alicina, que é antibacteriano e inibe o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. Na verdade, até pode ajudar a eliminar toxinas e bactérias patogênicas que afetam a flora intestinal.
2. Prevenir o câncer de cólon
O alho também possui potentes propriedades antioxidantes que previnem a formação de radicais livres e protegem as células humanas, graças aos compostos sulfurados alicina, alicina e alho. Além disso, esses compostos ajudam a estimular enzimas que desintoxicam drogas que causam câncer de cólon.
3. Proteger a saúde do coração
Ele ajuda a reduzir os níveis sanguíneos de colesterol LDL “ruim” e triglicérides, pois inibe sua oxidação, reduzindo assim o risco de aterosclerose, que pode levar a vários problemas cardíacos. Além disso, pode atuar na regularização da pressão arterial.
4. Melhorar doenças inflamatórias
Os compostos de ácido sulfúrico no alho também são anti-inflamatórios, reduzindo a resposta do corpo a certas doenças que causam inflamação crônica. Portanto, o alimento pode ser usado em algumas doenças inflamatórias para reduzir a dor e modular as respostas do sistema imunológico.