As unhas são um símbolo de beleza para a maioria das mulheres. Aliás, é para muitas algo extremamente importante. Fazer as unhas é um ritual feminino muito comum, especialmente quando existe algum tipo de evento importante. Tirar a cutícula, aparar, lixar e colocar um esmalte bem bonito melhora muito a autoestima feminina.
No entanto, as unhas são muito mais importantes do que as pessoas imaginam. Elas podem revelar até mesmo algumas doenças. Por isso, é sempre importante ficar atento aos sinais que o organismo dá nos mínimos detalhes. É provável que você já tenha se deparado com pequenos relevos em sua unha. Eles são detectados com mais facilidade nos polegares.
O que são e qual o significado desses relevos nas unhas?
Segundo informação compartilhada pelo portal Glam, esse sinal nas unhas pode estar associado a algum tipo de doença, porém não é sempre assim. Um dos motivos para a condição pode ser algo simples que é a perda de umidade que acontece nas mãos devido ao envelhecimento.
Os relevos que ocorrem por essa razão ficam na posição vertical. Já aqueles na posição horizontal (especialmente se estiveram mais profundos) podem estar ligados a alguma enfermidade. No geral, eles são indicativos que o crescimento da unha acabou sendo interrompido a uma determinada altura por algum motivo.
Problemas de saúde que podem levar a condição
A pessoa pode estar com algum tipo de lesão na raiz das unhas, alguma deficiência de vitaminas ou mesmo o problema pode surgir devido ao stress. Vale frisar que o diabetes também é uma das razões, além da falta de zinco no organismo. O ideal é que o indivíduo faça uma avaliação profissional para investigar o que pode estar desencadeando a condição.